segunda-feira, 21 de maio de 2012


  Animais em circos

Há alguns anos eram mais de 3.500 circos com animais espalhados pelo Brasil, hoje, após uma grande luta de entidades de proteção ao meio ambiente, esses circos estão se extinguindo. Não se sabe ao certo quantos animais ainda são mantidos neste tipo de cárcere.
  Há duas correntes de pensamento, com prós e contras o uso de animais em shows.
  Segundo a corrente de pessoas que são contra o uso de animais em circo, seu uso tem sido gradativamente abandonado, uma vez que tais animais por vezes sofriam maus-tratos (tais como dentes serrados, jaulas minúsculas, estresse etc.) e, além disso, eram frequentemente abandonados, já que a manutenção de grandes animais, como tigres e elefantes demanda muito dinheiro. Há ainda inúmeros casos em que acidentes, principalmente envolvendo animais selvagens, nos quais pessoas saem feridas ou até mesmo mortas, como o caso de uma garota chinesa, atacada por um tigre.
  Por outro lado existem inúmeros circos brasileiros que possuem infra-estrutura e recursos para manterem seus animais, com auxilio de biologos e veterinários contratados para garantir o bem estar dos animais. A maioria deles com documentação do Ibama. Existem raros casos de acidentes envolvendo animais selvagens, nos quais pessoas saem feridas ou até mesmo mortas.
  Atualmente é proibido o uso de animais em algumas cidades, mas na maioria dos municípios brasileiros ainda é permitida sua exibição, tendo em vista que não há uma legislação federal que regule a matéria.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Entrevista

Entrevista com Alvaro Casanova

Álvaro é Chileno, tem 24 anos e trabalha como palhaço, malabarista e ator.

A entrevista feita com ele foi online, pois ele está numa viagem ao Chile, mas mora no Brasil há cinco anos.

Álvaro como palhaço

Álvaro com os malabares

- Álvaro, há quanto tempo você trabalha como palhaço e malabarista?

Álvaro: Então, eu comecei trabalar como palhaço faz três anos. Foi meio que por acidente. E malabares faz quatro anos que comecei treinar mas trabalhar faz uns treis anos também.

- O que levou você a essas profissões?

Álvaro: Eu sai a viajar do meu país (Chile) faz cinco anos. E já no Chile fazia artes cênicas e intervenções urbanas, eu semrpe eu gostei da rua, então foi na viagem que eu comecei a sentir o gosto pelas artes cômicas e me acercando a arte do palhaço e a partir daí, experiemntando nas ruas, nos sinais. Depois ja estudando mais, fazendo cursos, oficinas e experimentando. Sempre experimentando.

- E como é a vida de trabalha como palhaço e malabares?

Álvaro: Na rua ou em sinais (faróis), eu trabalho o com espetáculos. Eu adoro o que eu faço.

- E quais são os pontos positivos e negativos da sua profissão ao seu ver?

Álvaro: Para mim e muito gostoso. As pessoas não esperam por você, não esperam ao caminhar pela rua e encontrar uma roda com um espetáculo de palhaços, acrobacia ou malabares. Ou no sinal eles nao vão para te ver, então e mais espontâneo. Você presisa de muita energia, muito controle. Esse controle e essa energia vai se adquirindo com a experiência. As vezes, no começo e um pouco sofrido porque a rua e um publico forte, eles ou gostam ou não gostam. Para mim, os aspetos som sempre positivos. E os negativos é o preconceito que a massa tem da arte de rua no Brasil. E o ponto positivo principal é que fazemos a arte aceitável, hoje tem uma indústria cultural muito grande no Brasil e o acesso a arte são para poucos. Na rua voce faz aceitável a todo mundo um espetáculo, aos mendigos, as crianças de rua, os executivos que pasam, os trabalhadores, e todos riem juntos por um momento. E isso é democratizar a arte e a cultura. Quando um povo tem acesso a cultura, o povo começa a florecer, a crescer. E isso tem que ser feito em coletividade, não aos poucos como a indústria faz hoje, por isso, mesmo eu trabalhando em espetáculos de palco, teatro ou cinema, minha pesquisa principal é a arte de rua. E mais uma vez, eu amo o meu trabalho.

Mais informações sobre o artista aqui

E os malabaristas?

Malabarismo é a arte de manipular objetos com destreza. É uma das mais típicas artes de circo.


Fonte da imagem aqui

Embora existam muitas variadades de se fazer malabarismo, geralmente, consiste em manter objetos no ar, lançando em padrões. Também existem malabarismos onde se manuseiam objetos em contato com o corpo.

Os malabares de lançamentos mais comum são bolinhas, que normalmente são apresentadas em 3, um malabarista exeperiente devera fazer facilmente com 5, entretanto podem ser executados com claves , aros e objetos com fogo (como claves, bolas, devil stick entre outros).

E a origem?

A origem do malabarismo é incerta, mas há registros que indicam ser uma arte praticada desde a antiguidade.

Fonte do texto aqui

Palhaços, qual a sua origem?

Quem são eles?


Fonte da imagem aqui

Palhaço (termo possivelmente derivado do italiano omino di paglia, ou "homem de palha"), é o artista que, em espetáculos circenses ou em outros, se veste de maneira grotesca e faz gracejos, momices, pilhérias e trejeitos, às vezes combinados com malabarismos, para divertir o público. Embora vinculado imediatamente aos circos, o palhaço pode atuar também em espetáculos abertos, em teatro, em programas de televisão. É, pois, o personagem que tem a tarefa de entreter o público durante e, com frequência, entre as apresentações, especialmente no circo. É geralmente vestido de um jeito engraçado, com trajes desproporcionados e multicoloridos, com aplicações de maquiagens especiais e acessórios característicos.

E a origem?

O nome palhaço, como foi dito, vem de pagliaccio (omino di paglia, ou "homem de palha"). Isso remonta à pessoa humilde do campo que chega à cidade grande e, muitas vezes, não consegue emprego. Logo, pois, fica sem condições de se manter. Passa a viver na rua, às vezes embriaga-se com cerveja, cuja espuma fica ao redor da boca (é a maquiagem branca), e, de tanto tropeçar nas próprias pernas e cair com o nariz no chão, acaba ficando om o nariz vermelho (é o nariz vermelho, característico da assunção da figura de palhaço). Por não ter dinheiro para comprar roupas, ganha suas roupas de outros, mas estas não lhe servem: por isso, tem uma calça mais curta ou mais larga ou então um sapato muito grande, ou então um casaco grande demais, peças descombinadas e desproporcionadas entre si.

O palhaço só aparece numa relação com outra pessoa. Sua principal função é a graça, tanto no sentido de engraçado como no sentido de gracioso. Ele acaba por ser engraçado pelo fato de revelar o ridículo que todo humano carrega consigo, assim como a capacidade que todos têm de errar e de perder a qualquer momento. O local de trabalho mais comum dos palhaços, por ser o mais imediato e simples, é a rua, mas também pode trabalhar em circos, teatros, entre outros: modernamente, em programas de televisão e em apresentações pela Internet. Embora existam palhaços que usam carregar muito a maquiagem, eles são a essência da representação do humano, e, por isso, devem moderá-la para que apareça a pessoa por trás do nariz. O corpo e o olhar são os principais instrumentos de relação do palhaço com seu público.

Fonte do texto aqui

Animais em circos

Há uma grande controvérsia sobre o uso de animais em circos, há duas correntes de pensamento, com prós e contras o uso de animais em shows.

Segundo a corrente de pessoas que são contra o uso de animais em circo, seu uso tem sido gradativamente abandonado, uma vez que tais animais por vezes sofriam maus-tratos (tais como dentes precariamente serrados, jaulas minúsculas, estresse etc.) e, além disso, eram frequentemente abandonados, já que a manutenção de grandes animais, como tigres e elefantes demanda muito dinheiro. Há ainda inúmeros casos em que acidentes, principalmente envolvendo animais selvagens, nos quais pessoas saem feridas ou até mesmo mortas, como o caso de uma garota chinesa, atacada por um tigre.


Fonte da imagem aqui

Por outro lado existem inúmeros circos brasileiros que possuem infra-estrutura e recursos para manterem seus animais, com auxilio de biologos e veterinários contratados para garantir o bem estar dos animais. A maioria deles com documentação do Ibama. Existem raros casos de acidentes envolvendo animais selvagens, nos quais pessoas saem feridas ou até mesmo mortas.

Elefantes em espetáculo
 
Fonte da imagem aqui

Atualmente é proibido o uso de animais em algumas cidades, mas na maioria dos municípios brasileiros ainda é permitida sua exibição, tendo em vista que não há uma legislação federal que regule a matéria. Alguns empresários circenses, artistas, produtores culturais e estudiosos lutam para que seja aprovada uma legislação federal que regulamente o uso de animais em circos.

Fonte do texto aqui

E no Brasil, quando surgiu?

A história do circo no Brasil come no século XIX, com famílias e companhias vindas da Europa onde se agrupavam e manifestavam sentimentos diversos através de interpretações teatrais onde não demonstravam apenas interesses individuais e sim despertavam consciência mútua.

Família circense século XIX

Fonte da imagem aqui

No Brasil, antes do primeiro circo da Inglaterra (Astley) já havia os ciganos que vieram da Europa, onde eram perseguidos. Sempre houve ligação dos ciganos com o circo. Entre suas especialidades incluíam-se a domadores de ursos, o ilusionismo e as exibições com cavalos. Eles viajavam de cidade em cidade, e adaptavam seus espetáculos ao gosto da população local. Números que não faziam sucesso na cidade eram tirados do programa.

Quando surgiu o circo?

As civilizações antigas (India, China, Grécia, Egito) já praticavam algum tipo de arte circence há pelo menos 4.000 anos, mas o circo de hoje começou a tomar forma durante o Império Romano. O primeiro circo a se tornar famoso foi o Circus Maximus (inaugurado no século VI a.C. A Roma tem um papel importantíssimo na história do circo.

Circus Maximus

Fonte da imagem aqui

No início da era medieval, artistas passaram a improvisar suas apresentações em praças, feiras e entrada de igrejas. Nasciam assim as famílias de saltimbancos, que viajavam de cidade em cidade para apresentar seus números cômicos, de pirofagia, malabarismo, dança e teatro.

No século XVIII nasceu na Inglaterra o circo moderno Astley’s Amphitheatre, com picadeiro circular e reunião das atrações dos espetáculos. O sucesso foi tamanho, que o circo inglês foi imitado pelos quatro cantos do planeta.

Primeiro circo da Inglaterra o Astley’s Amphitheatre

Fonte da imagem aqui

Fonte do texto aqui com pequenas mudanças dos alunos.

O que é um circo?

Circo:

1. Local destinado aos jogos públicos, na antiga Roma.

2. Recinto circular e coberto para espetáculos, equestres. e acrobáticos.
3. Vale, cercado de montanhas em anfiteatro ou quase a prumo.
4. Arena, círculo.
Fonte retirada do dicionário online Priberam da Língua Portuguesa.

Respeitavel publico...

Olá!
Somos alunos do primeiro semestre de Design Gráfico e de Produto na Faculdade Metropolitanas Unidas - FMU.
O tema desse trabalho é falar sobre Circo, com ênfase em Palhaços e Malabaristas. Não temos um circo específico para realizar as pesquisas, o que achamos interessante foi falar com os artistas e mostrar como é a vida de quem trabalha nesse ramo, sendo na rua, sendo no palco.



Imagem fonte aqui

Alunos:

Arthur Fuzati
Bruno Piazentino
Mayara Ferreira
Michelle Yano
Thamiris Souza