quarta-feira, 16 de maio de 2012

Entrevista

Entrevista com Alvaro Casanova

Álvaro é Chileno, tem 24 anos e trabalha como palhaço, malabarista e ator.

A entrevista feita com ele foi online, pois ele está numa viagem ao Chile, mas mora no Brasil há cinco anos.

Álvaro como palhaço

Álvaro com os malabares

- Álvaro, há quanto tempo você trabalha como palhaço e malabarista?

Álvaro: Então, eu comecei trabalar como palhaço faz três anos. Foi meio que por acidente. E malabares faz quatro anos que comecei treinar mas trabalhar faz uns treis anos também.

- O que levou você a essas profissões?

Álvaro: Eu sai a viajar do meu país (Chile) faz cinco anos. E já no Chile fazia artes cênicas e intervenções urbanas, eu semrpe eu gostei da rua, então foi na viagem que eu comecei a sentir o gosto pelas artes cômicas e me acercando a arte do palhaço e a partir daí, experiemntando nas ruas, nos sinais. Depois ja estudando mais, fazendo cursos, oficinas e experimentando. Sempre experimentando.

- E como é a vida de trabalha como palhaço e malabares?

Álvaro: Na rua ou em sinais (faróis), eu trabalho o com espetáculos. Eu adoro o que eu faço.

- E quais são os pontos positivos e negativos da sua profissão ao seu ver?

Álvaro: Para mim e muito gostoso. As pessoas não esperam por você, não esperam ao caminhar pela rua e encontrar uma roda com um espetáculo de palhaços, acrobacia ou malabares. Ou no sinal eles nao vão para te ver, então e mais espontâneo. Você presisa de muita energia, muito controle. Esse controle e essa energia vai se adquirindo com a experiência. As vezes, no começo e um pouco sofrido porque a rua e um publico forte, eles ou gostam ou não gostam. Para mim, os aspetos som sempre positivos. E os negativos é o preconceito que a massa tem da arte de rua no Brasil. E o ponto positivo principal é que fazemos a arte aceitável, hoje tem uma indústria cultural muito grande no Brasil e o acesso a arte são para poucos. Na rua voce faz aceitável a todo mundo um espetáculo, aos mendigos, as crianças de rua, os executivos que pasam, os trabalhadores, e todos riem juntos por um momento. E isso é democratizar a arte e a cultura. Quando um povo tem acesso a cultura, o povo começa a florecer, a crescer. E isso tem que ser feito em coletividade, não aos poucos como a indústria faz hoje, por isso, mesmo eu trabalhando em espetáculos de palco, teatro ou cinema, minha pesquisa principal é a arte de rua. E mais uma vez, eu amo o meu trabalho.

Mais informações sobre o artista aqui

Um comentário:

  1. o que vocÊs faz com o meio ambiente (cuida,destrui)conta um pouco sobre isso estarei esperando a resposta !!!!!!!
    obrigada tenha
    um bom dia!!!!!!!!

    ResponderExcluir